À frente de todas as nações europeias

In Noticias, Sistema político by PSTBS12378sxedeOPCH

Se fosse um país, o Partido Comunista Chinês (PCC) seria hoje o 15.º mais populoso do planeta, à frente de todas as nações europeias. O número de filiados do PCC excedeu 85,13 milhões no final de 2012, informou a imprensa oficial chinesa ontem, dia do 92.º aniversário da fundação do partido.


Se fosse um país, o Partido Comunista Chinês (PCC) seria hoje o 15.º mais populoso do planeta, à frente de todas as nações europeias.

O número de filiados do PCC excedeu 85,13 milhões no final de 2012, informou a imprensa oficial chinesa ontem, dia do 92.º aniversário da fundação do partido.
Cerca de 3,2 milhões de chineses aderiram ao PCC ao longo do ano passado e no total, cerca de um quinto dos militantes (20,27 milhões) são mulheres, revelou o Departamento de Organização do partido.

O país europeu mais populoso, a Alemanha, tem 81,5 milhões de habitantes, e no resto do mundo apenas 14 países têm mais de 85 milhões (China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Paquistão, Nigéria, Bangladesh, Rússia, Japão, México, Filipinas, Vietname e Etiópia).

Fundado em Xangai no dia 1 de Julho de 1921, num congresso que reuniu 13 delegados representativos dos cerca de 50 militantes organizados em toda a China, o PCC é também um dos partidos políticos que se mantém há mais tempo no poder.

Quando o PCC proclamou a República Popular da China, em Outubro de 1949, tinha 4,5 milhões de filiados.

Constituída hoje por cerca de 4,2 milhões de células, a organização do PCC está “implantada em quase todos os órgãos do governo, empresas estatais e privadas e organizações sociais”, referiu a mesma fonte.

Mais de um quarto dos militantes têm menos de 35 anos e cerca de 40 % (34 milhões) têm curso superior.

No dia-a-dia, o PCC é dirigido por Comité Permanente do Politburo, a cúpula do poder, composta apenas por sete elementos e encabeçada pelo secretário-geral do partido, Xi Jinping.

Xi Jinping, 60 anos, assumiu o cargo em Novembro passado, juntamente com o de presidente da Comissão Militar Central, a liderança política das Forças Armadas chinesas.

Há quatro meses, a Assembleia Nacional Popular elegeu-o também presidente da República, completando a transferência de poderes para a chamada “quinta geração de líderes da Nova China”.


Mao Zedong, um dos fundadores do PCC, falecido em 1976, representa a primeira geração, seguindo-se Deng Xiaoping (1904-1997), Jiang Zemin e Hu Jintao.