185 milhões com mais de 60 anos

In Noticias, Sociedad by PSTBS12378sxedeOPCH

Nos últimos anos, para enfrentar o envelhecimento da população, o governo chinês tomou várias medidas e estabeleceu um sistema de serviço social para promover o desenvolvimento do atendimento à terceira idade no país, diz a Rádio China. Um funcionário do Ministério de Assuntos Civis chinês anunciou que o governo vai aperfeiçoar mais o sistema de benefícios para a terceira idade, aumentar o investimento no sector e desenvolver esforços para permitir que todos os idosos tenham uma velhice tranquila.


Actualmente, a China tem 185 milhões de idosos com mais de 60 anos, 13,7% da população total do país. Entre eles, 20 milhões têm mais de 80 anos. Em 2002, a China passou a ser um país que enfrenta o envelhecimento da população e desde então que o fenómeno social tem acelerado.

Para lidar com a situação, o governo chinês começou a fornecer serviços de atendimento nas comunidades e em casas. Entre os anos de 2001 e 2004, o Ministério de Assuntos Civis investiu cerca de 16 mil milhões de patacas para a construção de 32 mil estabelecimentos com o nome de “Casa de Estrela para Idosos” na China e estimulou também as comunidades a criarem asilos e centros de saúde, informou a estação.

Vários investimentos

Neste momento a China tem cerca de 3.500 centros de serviços para idosos. O vice-director do departamento de serviços para idosos do Ministério de Assuntos Civis, Li Banghua, ressalvou que estes centros das comunidades têm também escolas e universidades para que a terceira idade possa enriquecer sua vida.

No entanto a China ainda não tem capacidade suficiente para enfrentar o envelhecimento populacional e ainda faltam recursos sociais e organizações para responder à procura dos idosos. O Ministério de Assuntos Civis declarou ainda que vai tomar medidas positivas para aperfeiçoar o sistema e ampliar o investimento no sector.