Neo-tradicionalismo, pensamento e discurso em Xi Jinping Xulio Ríos é diretor do Observatório de la Política China

In Estudios, Sistema político by Xulio Ríos

O Presidente Xi Jinping está seguindo o caminho definido por seu antecessor, Hu Jintao, durante seu mandato (2002-2012) no que diz respeito à promoção do tradicionalismo na China. Certamente não sem controvérsia, por vezes, o mandato de Hu foi caracterizado, entre outros, para incentivar uma recuperação do confucionismo e do pensamento tradicional chinês, embora Xi acrescente a essa retórica um reforço paralelo na aposta de um compromisso mais intenso com o fortalecimento do marxismo, seu estudo e difusão. Esta é parte de uma campanha de pressão ideológica que visa a banir o vácuo espiritual criado por anos de reforma e abertura, e reafirmar a validade dos «valores socialistas centrais» (que incluem a cultura tradicional), incentivar um processo de auto-estima cultural, a serviço do projeto de «rejuvenescimento» da nação chinesa, e estabelecer uma barragem impenetrável contra a cultura ocidental e a democracia.
Na verdade, Xi salientou em muitas ocasiões, e em muitos de seus inúmeros discursos, a necessidade de enriquecer a cultura tradicional chinesa como parte de uma proposta destinada a atualizar certos valores, que podem ajudar a forjar uma forte consciência nacional na China Século XXI. Ao aderir a esta onda, Xi marca distância sobre esta questão em relação o maoísmo, que considerava a cultura tradicional uma expressão da sociedade antiga (os quatro velhos: velhas idéias, velha cultura, velhos costumes e velhas práticas), que teve de ser encerrado radicalmente para fazer avançar a modernização do país. Na China de hoje, a modernização ou o sonho chinês de revitalizar o país, não é compreendido fora da cultura tradicional que Xi passou a definir como a «alma da nação» (Xinhua, 08 de agosto de 2016), considerando-se o ressurgimento cultural como um pré-requisito para o rejuvenescimento da China.
Se Hu Jintao, neste como em tantos outros aspectos, deu um primeiro passo, Xi espera concluir seu desenvolvimento. Talvez o aspecto mais marcante de sua abordagem é o apego aos valores fundamentais, que dão proteção especial na gíria política chinesa. Depois de décadas de combate furioso contra o pensamento e a cultura tradicional, esse compromisso do Partido como parte do seu DNA não deixa de ser surpreendente, e parece sem retorno, embora isso possa estar dizendo algo. Em um discurso para intelectuais e artistas em 16 de Novembro, 2016, Xi incentivou-os a mostrar maior compromisso com a cultura tradicional, a não desistir de seus antepassados e a apreciar o tesouro anterior a eles (Xinhua, 30 de novembro, 2016).
Em uma declaração conjunta, o Comitê Central do PCC e o Conselho de Estado publicaram, em janeiro de 2017, os «pareceres sobre a implementação do desenvolvimento da excepcional cultura tradicional chinesa» (Xinhua, 25 de janeiro, 2017). A autoria dupla do documento e seu alcance reforçam essa vontade reivindicatória, anunciando sua natureza seletiva e a sua transversalidade, garantindo a preservação cultural, tanto pelo estabelecimento de medidas de proteção, como por um maior envolvimento e consciência social, aperfeiçoando a sua gestão e sua associação com o ‘Soft-Power’ do país.
Neste contexto, o impulso educacional é particularmente notável. A educação dos jovens chineses na cultura tradicional está associada com a melhoria global da formação, mas também com a recuperação de valores éticos da sociedade chinesa. Aulas de cultura tradicional agora proliferam nas escolas primárias e secundárias, e os próprios professores – que devem provar a sua formação marxista – podem fazer o mesmo em relação aos conteúdos dos Quatro Livros e dos Cinco Clássicos, que se tornaram a herança dos ensinamentos de Confúcio. Em paralelo, nas áreas de comunicação de massa e em todos os campos profissionais, dos militares para o mundo dos negócios, a popularização da filosofia antiga desponta com força, estando cada vez mais presente em todos os tipos de contextos.
Possivelmente, o interesse da liderança chinesa para a recuperação da cultura tradicional reside na consciência da sua utilidade prática, mas também pode ser associada com uma renovação da ideologia, cada vez mais caracterizada pelo seu ecletismo. Confrontar a promoção da cultura tradicional com o compromisso do PCCh com o marxismo, por exemplo, hoje não corresponde à realidade. Sem dúvida, o marxismo pode ter perdido apelo em segmentos importantes da população chinesa, mas não no PCCh. Além disso, Xi Jinping tem reforçado consideravelmente os seus fundos de promoção e enfatizou a sua condição essencial na bagagem dos comunistas chineses. Mas, do mesmo modo que economicamente vemos algumas nuances na adoção de comportamentos e procedimentos associados com o liberalismo, culturalmente, sem abdicar de seus arcanos ideológicos comum às formações comunistas, o PCCh assume o elenco de valores culturais como um ativo nacional, que pode ajudar a combater a sedução operada pela ocidentalização.
Além de uma situação marcada pela perda de padrões morais ou éticos, o ressurgimento da China nos domínios econômico, militar, estratégico, etc., não seria completo sem uma recuperação atualizada do pensamento e da cultura tradicional. O PCCh está confiante de que essa aposta em valores que conseguiram sobreviver ao longo dos milênios também poderá garantir a continuidade do que é a primeira dinastia orgânica em sua história, a sua própria.
Cultura tradicional e poder brando
Mal que, apesar de Xi Jinping, foi também Hu Jintao, que no XVII Congresso do CPC (2007) apontou para o recurso valioso da cultura como um elemento insubstituível do poder branco no país, assinalando em seguida a sua associação com a necessidade de criar um sistema de valores socialistas básicos, que irão dotar a ideologia oficial do Partido maior coesão e atratividade.
Certamente, a cultura chinesa é uma das quatro grandes civilizações antigas, juntamente com Cristã, hindu e a árabe-islâmica. No auge do poder do país, houve um tempo em que ela floresceu como expressão de uma das sociedades mais desenvolvidas no mundo. O declínio da China, agravado pelo surgimento do Ocidente no século XIX, precipitou sua queda, deixando de ser uma fonte de admiração e inspiração, para dar o poder para os novos donos do mundo.
Se o poder econômico facilita o apogeu da esfera cultural e sua influência global, quando a China está mais perto do que nunca nas últimas décadas de recuperar alguma posição central no cenário mundial, o renascimento cultural deve aparecer nas mãos do novo poder. O renascimento da cultura é uma parte inseparável da recuperação do país, e da mesma forma que se opera o reequilíbrio em diferentes esferas de poder globalmente, também culturalmente podemos imaginar um enorme esforço por parte das autoridades chinesas para incorporar seu discurso para operação de reequilíbrio global, incorporando suas idéias, valores e planos na agenda discursiva e cultural mundial, relativizando a dimensão universal e exclusiva da cosmovisão ocidental.
No Ocidente temos nos acostumado a rotular o pensamento chinês tradicional simplesmente de ultrapassado e fora de moda, normalmente objeto de desprezo e caricaturas. Certamente, a China provoca admiração por seu milagre econômico e até mesmo sua alta velocidade nos avanços tecnológicos não tem equivalente numa admiração paralela para com seu modelo cultural, tão ignorado por outro lado. Além disso, esses avanços e o salto espetacular experimentado pelo país nas últimas décadas tendem a ser considerados como um resultado da sua aceitação adaptada de mecanismos de cunho puramente ocidental. Na China também predominou por muito tempo a ideia de que a cultura tradicional era um obstáculo à modernização, não só durante o maoísmo, mas desde o século XIX. Portanto, exige-se uma atualização esclarecedora que deve incluir a identificação dos padrões que podem ser incorporados em um discurso capaz de ganhar projeção e influência global, quebrando o monopólio da cultura ocidental como fenômeno universal. Eles estão nisso.
Mas para isso, a primeira coisa é que a própria China creia nisso. E nessa operação que parece labutar o PCCh, tentando fixar conceitos globais úteis associados com a cultura chinesa. Nesse aspecto, a inovação e a transformação da cultura tradicional muitas vezes tem passado por carências importantes, em parte pelas dúvidas da própria sociedade chinesa, vítima de uma baixa auto-estima decorrentes de sua condição periférica no contexto internacional.
A lógica cultural chinesa impregna o modelo econômico e social, bem como a sua política externa. Ela é vista nas muitas expressões que traçam a identidade da reforma da China, e seu enorme e constante esforço de adaptação, bem como nas suas propostas para a comunidade internacional, ajudando a estabelecer consensos superadores do hegemonismo e messianismo ocidental. É de esperar que a China aprofunde-se neste caminho, longe do padrão ocidental e perseverando na teorização contemporânea de sua antiga conceptologia, sem o propósito de exercer qualquer forma de imperialismo cultural. Então talvez possamos ver em um tempo razoável não só uma China mais assertiva e até preponderante em termos de desenvolvimento ou envolvimento na governança global, mas também se transformando em uma potência no domínio da cultura.
A cultura tradicional e xiismo
Frente ao XIX Congresso do PPCh, previsto para o Outono, é previsível que, como Hu Jintao incluiu seu «conceito científico de desenvolvimento» para a criação de uma sociedade harmoniosa nos estatutos do Partido (2007), Xi Jinping, já considerado o «núcleo» de liderança do país, incluirá a sua ideologia de maneira semelhante, que simbolizará a sua própria visão do governo e, além disso, seu poder inigualável.
Os termos desta inclusão não são conhecidos no momento da escrita desse artigo. No entanto, especula-se com os «conceitos diretores», em grande parte associados com as chamadas «quatro integrais» (construção de uma sociedade equilibrada, aprofundamento integral da reforma, um governo pela lei e governança estrita do partido) que têm guiado resumidamente uma boa parte da ação política durante o seu primeiro mandato. Também se pode optar pela exaltação de uma teoria associada ao seu nome (no estilo de Deng Xiaoping) ou, talvez o mais ambicioso, uma alusão ao compêndio que resuma seu próprio pensamento – o que já poderíamos chamar de Xiismo – equiparando-o ao Maoísmo ou ao Denguismo. Este é, sem dúvida, o troféu mais cobiçado.
Essa necessidade de que o líder – assim como o Imperador, antigamente, zerava o contador da história com a sua entronização – tem de deixar a sua marca, resumida em uma contribuição concisa, de modo que uma palavra simbolize a sua relevância, tem uma forte base cultural.  E formando parte dela, sem dúvida, estará o renascimento da cultura tradicional, uma variável que só pode ter a ganhar terreno nos anos vindouros.
Conclusão
A China não só aspira a ser uma grande potência econômica e militar, mas também cultural. Internamente, se concede importância cada vez maior a este âmbito, sabendo que ele constitui uma dimensão geralmente formulada de forma positiva, e dispõe do necessário potencial para conferir uma simpatia crescente na ordem de influência global.
A expressão cultural chinesa requer, para isso, de uma atualização significativa, o que poderia permitir, num prazo relativamente curto, estabelecer um diálogo de igual para igual com o Ocidente, também neste campo.
No processo de regeneração PCCh, ativado pela campanha anticorrupção, mas também, por um ambicioso plano de redoutrinação ideológica, a dignificação do papel da cultura tradicional não é um detalhe menor. A contraposição entre o Marxismo e a cultura tradicional na política do PCCh não se sustenta no discurso e na práxis dos comunistas chineses, embora ambos tenham uma virtude em comum: assegurar a perenidade do sistema político. E por isso, ela fará parte indissociável do pensamento de Xi Jinping, o Xiismo.
Referências
Xulio Rios é diretor do Observatório de Política China.
Coterell, Arthur. China, uma história cultural. Gradiva, Instituto Cultural de Macau, Lisboa, 1999.
Cheng, Anne. Histoire de la pensée chinoise. Éditions du Seuil, París, 1997.
Cheng, Anne (dir.). La pensée en Chine aujourd´hui. Gallimard, París, 2007.
Ding Wangdao. Comprende Confucius. Éditions en Langues étrangères, Beijing, 2004.
Do-Dinh, Pierre. Confucius et l´humanisme chinois. Éditions du Seuil, París, 2003.
Hou Huiqin. “Universal Values” and Subversion of Core Values. Marxist Studies in China, Foreign Languages Press, 2010.
Levi, Jean. Los funcionarios divinos: Política, despotismo y mística en la China Antigua. Alianza Universidad, Madrid, 1991.
Mei Xinlin y Ge Yonghai. Cultural deficiencies in “second-han reading” of the classics and the reconstruction of the public intellectual sphere, in Social Sciences in China, Vol.XXIX No.3, August 2008, 68-82.
Needham, Joseph. La gran titulación: Ciencia y sociedad en Oriente y Occidente. Alianza Universidad, Madrid, 1977.
Pimpaneau, Jacques. La Pensée politique chinoise de Confucius à Mao, textes choisis. Pocket, París, 2014.
Ríos, Xulio. China Moderna. Tibidabo, Barcelona, 2016
Ríos, Xulio. China, de la A a la Z. Diccionario de expresiones chinas. Editorial Popular, Madrid, 2008.
Teng Wensheng. Traditional Chinese Culture: A Source of Wisdom for Improving Global Governance, in Qiushi, Abril-Junio 2017.
Van Praag, Henri. Sagesse de la Chine. Les grandes valeurs d´une culture millénaire. Marabout Université, París, 1966.
Varios autores, Pi-Lin, Pi-Kong, a campanha contra Confúcio e Lin Piao. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1975.
Wilhelm, Richard. Confucio. Alianza Editorial, Madrid, 1980.
Xi Jinping. A Governança da China. Editora de Línguas Estrangeiras, Beijing, 2014.
Yang Jung-kuo. Confucius, “sage” of the Reactionary Classes. Foreign Languages Press, Peking, 1974.