(XI SEI) A estratégia chinesa no âmbito da governança global em saúde: breve análise Anabela Santiago, Universidade de Aveiro (Portugal) / Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território

In Estudios, Sociedad by Xulio Ríos

A governança global é um conceito fulcral numa era de globalização económica e política. A perceção de que existem problemas globais que só poderão ser solucionados com uma resposta conjunta das nações nunca foi tão clara como agora, momento em que o Mundo luta contra uma pandemia. Assim, é imprescindível estudar melhor a aplicação dos princípios de governança global ao setor da saúde.

Esta comunicação pretende refletir sobre a posição da República Popular da China em matéria de saúde pública e na sua estratégia enquanto ator de relevância cada vez mais crescente na arena política internacional. Para tal serão evidenciados os planos internos do governo chinês em matéria de saúde, nomeadamente o plano “Healthy China 2030”; bem como as ações a nível externo através especificamente da Nova Rota da Seda da Saúde.

(Texto completo en PDF adjunto)

Anexos