XII SEI Política China: O “Século da Humilhação Nacional” enquanto momento caracterizador do Nacionalismo Chinês Susana Silva Ramos

In Estudios, Otros, Simposio Electrónico Internacional, Sistema político by Xulio Ríos

Resumo

Contrariamente a fenómenos nacionalistas semelhantes baseados na religião, na etnicidade ou em ideologias, o Nacionalismo Chinês é resultado das experiências históricas da China, das suas vitórias e derrotas. Até ao século XIX os chineses consideram-se a si mesmos como centro do mundo, mas com as guerras que trouxeram o “Século da Humilhação Nacional” a natureza do nacionalismo chinês mudou e o fenómeno passou a definir-se em função das relações que a China detém com o ocidente.

Ao longo dos séculos XIX e XX o Nacionalismo Chinês foi sendo lapidado pela agenda política do país, e à medida que se moldava o discurso político definia-se paralelamente o Nacionalismo Chinês. Por um lado, existe um Nacionalismo Chinês imbuído de um grande patriotismo e confiante no futuro brilhante da nação, por outro um sentimento nacional de injustiça, materializado no “Século da Humilhação Nacional” permeia transversalmente o Nacionalismo Chinês e faz com a narrativa da vitimização seja muito mais definidora do Nacionalismo Chinês.

Palavras-Chave: China; Nacionalismo Chinês; Século da Humilhação Nacional, Campanha de Educação Patriótica, Narrativa de Vitimização

Autora:  Susana Silva Ramos

Licenciada em Estudos Asiáticos pelo Consórcio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Mestre em International Studies pelo ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Doutoranda em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

(Texto completo en el PDF adjunto).

Anexos